Senhor Divino - Poconé

No último sábado, dia 03 de junho, Fomos conhecer a festa do Senhor Divino do tradicional município de Poconé. A cidade, terra de Cururueiros, Quilombos e do Pantanal mato-grossense possui um rico calendário de celebrações religiosas, boa parte delas pode inclusive ser conferida no site da prefeitura do município.


De cara, o que mais chama a atenção nessa festa é a linda estrutura de Bambu, localizada em frente à igreja matriz, que é completamente iluminada com velas de cerâmica.



Quem nos contou sobre a fabricação dessa iluminação foram os senhores Mizael e Benedito (Seu Titi). Tradição passada de pai para filho, a construção dessa iluminação carrega um saber popular de anos. Como o chão da praça é de concreto, é necessário toda uma engenharia para deixar a armação de pé e ainda firme para o pessoal que irá subir e acender todas as velas.



Seu Mizael conta todo orgulhoso sobre os tempos em que traziam as toras de Bambu em cima do carros de boi para a praça da cidade. Hoje, comenta, ficou mais fácil, pois trazem de carro, mas ainda sim é um trabalho pesado que exige a força e a dedicação desses homens que acordam de madrugada para começar os trabalhos.


Após a Missa, os acendedores começam a iluminar a estrutura e aos poucos todas as velas estão colocadas, formando um cenário impressionante. Com a iluminação pronta, começa a chegar o cortejo com a imagem do santo, a banda da cidade e os mascarados, grupo folclórico que se apresenta para a cidade.


No final, todo mundo quer levar uma velinha para casa, olha só a disputa:




Mais uma festa linda no Santos da Baixada! Confira mais fotos na galeria abaixo! ;)







Declaração de acessibilidade
e-mail do projeto
  • Instagram
  • Facebook