Festa de São Benedito - Nossa Sª do Livramento


Nossa Senhora do Livramento fica a meio caminho entre Cuiabá e Poconé. É uma cidade cheia de tradição, onde a cultura pantaneira com forte presença negra se faz presente. No dia 30 de abril fomos conhecer a afamada dança do congo que encerra anualmente a festa de São Benedito da família dos irmãos Quirino e Odália Sarat.

Segundo Antonio (Toti), atual rei do congo, a dança veio para Livramento do Quilombo de Mata Cavalo. Durante um período sendo realizada pelo seu pai no bairro da manga em Várzea Grande, a festa retornou à Livramento em 1979 e desde então ocorre anualmente. Toti já é Rei do Congo há 20 anos e apesar de seus 4 AVC's e 3 infartos - o último ocorrido há menos de 1 mês - O Rei do Congo garante estar firme e forte.

Nós que não conhecíamos a história da dança ouvimos de Toti. A dança representa a luta dos escravos - liderados pelo Rei do Congo, de vermelho - contra o exército do Rei Monarca, de trajes azul. durante a dança é performado uma série de etapas da luta que formam o enredo da dança. Ao final, o exército do Rei Monarca vence. O exercito vermelho é formado pelo Rei do Congo, príncipe, general, mucaxi (bobo da corte), pé de fila (que ajuda a puxar os cantos) e soldados. O Exército azul pelo Rei Monarca, príncipe, general da guarda, secretário, duque e pé de fila.


A Dança é muito bonita e enquanto é performada a plateia recebe dos festeiros de São Benedito um delicioso Chá com Bolo. Os moradores e turistas se reúnem em torno da casa festa para acompanhar a dança.


Durante nossa estadia recebemos o carinho da querida Clarice que ainda fez questão de performar para uma série de fotos. Espiem ela ai:


Confira mais fotos na galeria:

Declaração de acessibilidade
e-mail do projeto
  • Instagram
  • Facebook