Festa de São Sebastião - Comunidade Mutum, Mimoso-MT

Enfim chegamos a Mimoso! Distrito do município de Barão de Melgaço em Mato Grosso para conhecer no dia 19 de Janeiro a festa de São Sebastião da comunidade Mutum. Quem nos recebeu foi o festeiro Arquimedes (Seu "Médinho, como é conhecido) juntamente com os primos Nézio e Firmino. Fomos ao local levados pela informação de que a festa era uma das mais antigas da região, com uma história de mais de 150 anos.

Os festeiros carregando a imagem de São Sebastião. Foto: Luzo Reis

Realmente foi a festa estava muito boa, com o tradicional Cururu, reza, mta comida e bebida, levantamento do mastro e baile! Interessados na origem da festa fomos conversar com as festeiras primas do Seu Médinho. Segundo os relatos, a festa surgiu de uma promessa à São Sebastião para o fim da mortandade que estava assolando pessoas e animais de uma Usina administrada pelos ancestrais da família nos idos do século XIX.

Para cumprir a promessa o patriarca da família na época foi ao Rio de Janeiro buscar a imagem de São Sebastião e construiu nas terras da família uma capela, além de iniciar a festa anual todo dia 20 de janeiro, dia do santo. Como em toda festa de Santo, há sempre uma história ruim relacionada a quebra da promessa. No caso da comunidade Mutum, as nossas entrevistadas disseram que houve um tempo em que a festa não foi realizada e que em virtude disso, uma briga de touros adentrou a capela destruindo todo o local, restando apenas a imagem de São Benedito.

Seu Dorival, um dos churrasqueiros do festejo disse também que um ano houve atraso de uma semana da festa, o que provocou a morte de uma pessoa da comunidade. Dorival advertiu, profético: "mesmo com morte a festa tem que acontecer, se não fizer vai morrer mais gente e quanto mais atrasa, mais gente morre!".

Seu Dorival. Foto: Antonio Siqueira

A festa é realmente grande, começa no dia 19 e vai até o dia 23 de Janeiro com programação variada e um público médio de mais de 3 mil pessoas que consomem 14 cabeças de gado durante toda a festa.

Nós do projeto Santos da Baixada agradecemos aos festeiros e à comunidade Mutum. Vida longa à festa! Confira abaixo mais fotos da visita:

Declaração de acessibilidade
e-mail do projeto
  • Instagram
  • Facebook